segunda-feira, 26 de março de 2012

O Súcubo do BBB12

Não acredito em maniqueísmo, todo participante do BBB tem suas qualidades e defeitos. O lado bom da Fabiana tavez ela mostre em casa com seu filho, com seus amigos ou quem sabe em sua vida profissional... Em qualquer lugar, menos dentro do programa... Eu fico tentando me lembrar de um momento que seja, em que a Fabi me cativou um pouco, contou algo tocante sobre sua vida ou simplesmente me fez rir um pouco, e não consigo.
Fabiana chegou montada e armada ao BBB12. Caracterizada com sorrisos, expressões falsas e disposta a um jogo que era feito de emoções inventadas. Primeiro Fabi se juntou a Jaque, crente na popularidade dela, suportou e fez sua parte na choradeira, nos berros e em toda a conversa insuportável sobre galos e afins. Depois foi a vez de sugar Kelly, de levar a melhor amiga em  rédea curta, nunca dando espaço para que essa pudesse criar sua própria história, descartando-a e tentando destruí-la em momentos chave. Mas a grande vítima da Fabiana foi mesmo o Fael. Fabi usou e abusou da sedução, se fez de mulher nobre a ser protegida por ele. O manipulou como quis, especialmente depois da saída do JM. Saída pára a qual contribuiu sabendo que João Mauricio seria votado naquela semana, afinal, JM era um cara experiente,muito mais difícil de usar que o resto da Praia. Perdi a conta de em quantas festas Fabi alugou Fael com conversas cheias de códigos e olhares sedutores. Quantas vezes Fael foi dormir mais cedo e sem se divertir para não ofender a sensibilidade da “rainha”. E quantas vezes ela jogou com a lealdade dele a Jonas, o fazendo titubear em relação a isso.
Tal como os súcubos da mitologia, Fabi sugou a energia vital de todos de quem se aproximou. Cantou amizade e amor incondicional durante todo o programa, mas nem hesitou em pressionar seus amigos até o limite em uma prova do líder. Fabiana não jogou de forma aberta como a Selva, jogou de forma muito mais agressiva e desleal. E jogou tão bem que hoje tem uma chance em três de chegar a final no lugar de Jonas ou Fael. 

2 comentários:

Anônimo disse...

M, acho tão pouco os motivos que vc expôs, para no final das contas torcer para que Fael ganhe.
VEJA: Sou fã do Fael e o quero campeão dessa edição. Justamente por isso, não me conformo de vc achar que Jonas seja melhor que ele, senão vejamos:
A grande diferença entre Fael e Jonas, é que Fael é generoso e o Jonas FAZ TIPO de bom moço, exatamente como a produção detectou e
mostrou na edição do BOM MENINO e dele sendo um 171.

Fael sempre tratou bem as pessoas, inclusive os da Selva, sem fazer alarde.
Muitas das conversas bacanas do Fael com quase todos, nem foram para as edições. Ele sempre foi atencioso com as pessoas, carinhoso com as mulheres, autenticamente engraçado e justo em seus julgamentos.
Fael levantava a moral da Monique, chegando a chamar a atenção do Jonas, pelo USO que ele fazia da menina; Fael apoiou Laiza quando esta foi desprezada
até pelo seu ficante, cedendo-lhe sua cama e pensando inclusive em imuniza-la, caso fosse anjo.
Fael é quem passou a ultima noite na casa, com Renata. pois seus amigos
Monique e Yuri esqueceram da menina.
Fael se jogou no paredão quando imunizou o JM.
Fael se sensibilizou quando Yuri perdeu a liderança pra ele e lhe prometeu
não colocá-lo no mesmo paredão com Laiza, pois entendia que isso seria muita
maldade. Kelly e Fabiana, quase o fazem descumprir sua palavra com Yuri, pois elas votaram no Yuri.
Fael ficou mais condoído com Kelly no castigo do monstro do mendigo, do que com ele mesmo, afinal, Kelly estava menstruada e com cólicas.
Por que será que todos na casa, gostavam do Fael e o chamavam de menino bom?
Fael mostrou seus defeitos: é RUDE (não grosseiro), mau humorado, sim, mas nunca usou de arrogancia ou ficou debochando de alguém.

Em contrapartida, o que Jonas fez, no quesito "jogo social" ou de convivencia?
Jonas, claramente USOU Renata e Monique para se livrar de votos. Debochava das duas pelas costas, dizendo entre risos cínicos que se elas queriam romance, que comprassem um livro. Ridicularizou-as com a história de boca de cinzeiro. Foi o que lançou a idéia de que Renata era ninfomaníaca.
Tentou seduzir Laiza, quando ela se desentendeu com o Yuri.
Jonas usou a sua beleza, para ganhar pontos no jogo.
Jonas é mesquinho com comida e obsessivo com as coisas de casa. Um chato!
Jonas é inteligente e tem uma tática sutil de desestabilizar seus interlocutores: dá uma zoadinha aqui e ri sarcasticamente. Dá uma debochadinha ali e ri ironicamente. Sabe fazer a provocação certa para desequilibrar o outro: fez isso com Yuri quando disse que ele queria dar uma de Laizo; quando com o intuito de provocar, trocou a música naquela festa em que Yuri estava de boa dançando.
Por duas vezes, desestabilizou o JM, gozando o cara e dizendo que seu filho devia estar com vergonha dele. JM ficou péssimo esse dia.
Outra vez foi quando ele se quase se descontrolou e partiu pra agressão, quando puxou violentamente das mãos de JM, a peneira da piscina. Sua fisionomia era de ódio quando ele fez isso.
Jonas é grosseiro, bajulador, cinico, debochado, mesquinho, narciso, mas muiiiitooo controlado! Faz um jogo mental invejavel!

Enfim, é gritante a diferença entre um e outro.

Quanto ao JOGO ESTRATÉGICO:
Fael não fez nada pelo jogo?
Como assim? Foi Fael quem primeiro convocou a união da Praia e
a edição mostrou isso recentemente.
Foi Fael quem alertou JM e Jonas sobre Rafa, inclusive falando que os dois veneravam o Rafa.

A diferença no estilo de JOGO entre um e outro, é que Fael é cabeça e Jonas, obreiro. Não foi à toa aquela edição em que colocaram Fael como Woody Fael e o Jonas como Sargento Jonas.

Um abraço!

M disse...

Adorei seu comentário. Eu não concordo com tudo, mas vejo fundamentos no que vc diz. Meu principal problema com Fael é que acho que ele tinha muito mais para mostrar.Acho que muitas vezes a proximidade com a Fabiana impediu que mostrasse o melhor de si. Fael passou umas boas semanas, completamente apagado e mau humorado.Mas também teve momentos de ternura e cavalheirismo. Jonas foi um jogador mais consciente, foi quem chamou claramente Fabi e Kelly a votar com eles.
Por justiça, deviam estar os dois na final. Pq por mais que eu tenha me irritado com a torcida do Jonas e tal, sei que os dois são muito melhores que a Fabiana.