quarta-feira, 12 de outubro de 2011

6 lições que A Fazenda Podia aprender com o Big Brother:


A Fazenda termina hoje e segundo as enquetes a Titia deve levar o premio. Se o improvável acontecer e Joana conseguir superá-la o resultado também seria ótimo. Aliás, a única coisa que me interessa nessa final é saber quem será a vencedora. Edição não é o ponto forte da Fazenda , então já espero um programa com vídeos cheios de musicas, imagens dos animais  e cenas aleatórias.
Ontem li uma entrevista do Brito Jr dizendo que no inicio era difícil, mas que agora já sabem como fazer o reality, não posso discordar mais. Claro que A Fazenda não pode ser uma imitação do BBB, mas certas coisas a Record poderia aprender com a concorrência. 

1-    1-  Assuma os erros.Imagens valem muito mais que palavras, se há erro em provas ao vivo, o publico vai ver . É muito melhor refazer a prova que mentir na cara do expectador.

2-      2-Escolha o elenco com cuidado (e sigilo).Em um reallity como A Fazenda nomes mais famosos como Monique Evans e Sérgio Mallandro são necessários, mas mesmo esses dependem do resto do elenco. Em toda edição eu não sei quem são metade dos participantes, se vão colocar semi-famosos de qualquer maneira, escolham os mais interessantes possíveis. Gente que não está na estrada a tanto tempo e vive fora do eixo do TV Fama pode estar mais disposta a se expor  do que um velho de guerra como o Cumpadre Washigton por exemplo.E qual é essa de todos os participantes trocarem telefonemas e e-mails antes de entrarem ?
3-      3-Mostrem as brigas ao vivo.Tirar a câmera ao vivo toda vez que algo interessante acontece no programa, não dará mais audiência. No BBB podemos acompanhar por PPV, internet e telefone, e em vez de perder  telespectadores o concorrente aproveita a propaganda boca a boca, a polêmica e o embate de torcidas na net.
4-      4-Diversifiquem as provas. As provas de A Fazenda são sempre caprichadas e executadas dentro do tema, mas raramente vemos uma prova que não exija esforço físico. Nas raras vezes em que pedem lógica se resumem a montar um quebra cabeça. Provas de sorte são raramente feitas e nunca houve uma prova de resistência. Aliás, boa parte dos apaixonados por realitys amam provas de resistência, e podem passar horas assistindo. Se a prova for patrocinada isso significa muita exposição para a marca.
5-      5-Invistam no romance. Já são quatro edições e nenhum casal memorável. Houve até um casamento entre dois participantes, mas nenhum romance que encantasse o público. Um bom romance é tão importante quanto um bom barraco em um reality de convivência, apostar em mais participantes solteiros é um bom começo.
6-      6- Faça da net uma aliada. Muita gente gosta de discutir sobre esse tipo de reality, no BBB as torcidas formadas na net movimentam o jogo. Não participamos só do “paredão”, escolhemos prêmios, votamos alguns castigos e até influenciamos em algumas provas de resistência.

0 comentários: