quarta-feira, 9 de março de 2011

A diferença entre Jogar e Jogar


Foi no BBB5 durante um arroubo da Tati Pink que tudo começou : “Ele está jogando!”, ela acusava e a Grazi repetia “Eu não jogo!”. Desde então jogo se tornou uma palavra perigosa dentro do programa. Uns a abominam e alguns corajosos arriscam lembrar que o BBB é mesmo um jogo, mas geralmente isso reflete alguma estratégia furada.
A rigor, todos jogam no BBB e muito poucos jogam bem. Os grandes jogadores da história do programa são aqueles que capazes de sacar votos alheios, estabelecer alianças , alvos e permanecer na casa por um bom tempo. E o fazem  sem discursos moralistas, mirando nos adversários sem a necessidade de denegrir a imagem alheia. E embora muita gente discorde, Talula foi exatamente esse tipo de jogadora. Ah, sim, ela falou de vários artistas, dos ex-namorados, da mãe (rs) fez chantagem emocional para ser imunizada, e mostrou várias vezes que pisaria na cabeça de quem precisasse para seguir fora do paredão. Mas  nunca apontou o dedo para os companheiros de casa dizendo quem é bom e quem é mau.
O jogo da Talula era se proteger,em segundo plano proteger quem ela gostav e tirar da casa as outras pessoas. E apesar de sua língua ferina, ela nunca tentou fazer de ninguém a “pior pessoa do mundo”. Na minha opinião isso sim seria mau caratismo, porque é feito pelas costas sem chance de defesa, já que ganhar um rótulo é muito fácil no BBB. Se não vier acompanhado de uma pseudo luta do bem X mal, e for baseado apenas em alianças combinar votos NÃO é jogar sujo.
O erro da Tatá não foi jogar, foi não jogar para o público. O mesmo erro que cometeu Jean Massumi e tantos outros bons jogadores na história do BBB... 

0 comentários: